I° OFERENDA ARTÍSTICA


Dia 02 de fevereiro.Dia de Yemanja.
Dia de agradecimentos, demonstrações de fé, realizar pedidos e ofertar amor.
Nesse clima de amor e devoção, foi realizada a
Iº Oferenda Artística.


Idealizada pelos artistas  Paulla Bomfim e Eduardo Silva, do Coletivo 100 Nome, a proposta da Oferenda era que ao invés de serem ofertados perfumes, sabonetes, bonecas e flores, como manda a tradição, fossem ofertados trabalhos artísticos para a Rainha do Mar.

Foram convidados através de divulgação pela internet, artistas que quisessem participar da Oferenda , que tinha a intenção de realizar o pedido coletivo a Yemanja, de que abrisse os caminhos de todos os participantes.

Segundo a proposta do COLETIVO 100 NOME, os artistas convidados deveriam realizar trabalhos com materiais bio degradáveis, ou pelo menos, que se estragassem com facilidade, para contribuir com a preservação do local, não poluindo com materiais plásticos e nem prejudiciais ao ambiente.


Foram ofertados trabalhos de pintura aquarela, espelhos, panos da costa e flores feitos em papel, dentro de um barco confeccionado pelo grupo.

Foi apresentada pelo coletivo a performance ME OFEREÇO!, dentro de um barco que levou as oferendas dos artistas.

Simultaneamente, foi levada ao mar pelo coletivo a instalação do artista plástico Leonel Mattos, um colar de 7 metros de comprimento.

Dentre outros, participaram da Iº OFERENDA ARTÍSTICA, Daniel Lopes,Paulla Bomfim, Diego Cardoso,Felipe Bomfim, Eduardo Silva,Carlos Santana,Célia Mallett,Roberto Machado,Anthony Richard. 




Segundo a tradição , se a oferta boiar , não foi aceita por Yemanja, se afundar , é porque ela gostou.

O barquinho da Oferenda foi levado ao mar, onde navegou, ate virar e afundar , para alegria dos participantes.

Oferta feita, e aceita. Odoya, minha mãe!
Texto: Paulla Bomfim.

Célia Mallett e Paulla Bomfim, na Iº Oferenda Artística



















Nenhum comentário:

Postar um comentário